O que é marketing de relacionamento?
- 11 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias pensadas para envolver, principalmente, a construção da identidade e a divulgação da marca. A partir daí, as ações têm como objetivo tanto prospectar quanto fidelizar clientes.
O foco principal é criar e manter um relacionamento próximo entre a empresa e seus consumidores, incluindo aqueles em potencial. Muito disso é alcançado a partir da percepção sobre a marca e como ela contribui com a vida das pessoas.
De fato, não é algo que se constrói do dia para a noite. Porém, quando tal condição é alcançada, seus efeitos se tornam duradouros. Para entender melhor, basta olhar para um exemplo e analisar as suas preferências. Com certeza, você tem marcas preferidas, seja para cuidar da beleza ou para se alimentar, por exemplo. Quando isso acontece, a sua satisfação por vezes se torna explícita. Sem se dar conta, você atua como um divulgador, recomendando para amigos, familiares e conhecidos.
Quando o cliente assume esse papel, o objetivo da empresa com o marketing de relacionamento foi alcançado. Aliás, um deles apenas. Outro objetivo está na criação de autoridade através de boas experiências de consumo oferecidas, significa reconhecer que determinada marca é referência e quando tal condição é alcançada, o mercado conhece um novo líder.
Características
Para avançarmos no entendimento sobre o marketing de relacionamento, selecionamos algumas de suas características mais relevantes. Confira:
Aplicação de dados coletados
Conhecimento sobre seu cliente e suas necessidades
Criação de proximidade com conversas relevantes
Aprimoramento de processos, produtos e serviços
Geração de confiança
Criação e entrega de valor
Aumento da receita nos clientes
Conquista de novos clientes
Fortalecimento da cultura empresarial.
Para que serve o marketing de relacionamento?
Como já dito, essa estratégia de marketing serve para gerar não apenas clientes, mas verdadeiros divulgadores da sua marca, contudo é claro que nada vem de graça. Para que clientes se tornem fãs, você precisa oferecer algo que eles não consigam em nenhum outro lugar. É essencial que trabalhe com ações de curto, médio e longo prazo.
Afinal, o objetivo é manter uma relação duradoura e não temporária e passageira. Isso acarreta benefícios para as duas pontas da relação. O cliente, por sua vez, recebe respostas mais rápidas e personalizadas, já a empresa tem no feedback dos consumidores uma forma de melhorar continuamente as soluções que oferece.
Para entender melhor, pense novamente naquela marca que você defende de coração.
Consegue dizer o que de fato faz com que você divulgue tal empresa? Com certeza, um dos motivos aponta para uma experiência positiva que teve com ela, não foi? Ou mais de uma. Ou várias.
Você já foi surpreendido positivamente nessa relação. E é por isso que, para uma empresa, o bom relacionamento com seus clientes serve para gerar oportunidades de receitas novas e recorrentes.
...
Fonte: klickpages.com.br
Comentários