Lições de empreendedorismo que podemos aprender com os animais!
- 11 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

Nós seres humanos seríamos muito mais ricos e sábios em todas as áreas da nossa vida, se somente observássemos ao nosso redor. Basta analisarmos a forma como operam as coisas na natureza.
Neste texto compartilharei sobre 3 animais que nos dão grandes lições para serem aplicadas em nossas empresas e no nosso dia a dia. Vamos lá!
As águias
A águia é um dos animais mais majestosos de toda a natureza. Dentre todas as aves ela é a que possui maior longevidade, podendo chegar a viver até 70 anos. Entretanto, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela deve tomar uma difícil decisão.
Seu bico largo e pontiagudo se curva apontando contra seu peito, suas asas envelhecem e se tornam pesadas e de penas grossas. Estando velha e cansada, voar para caçar se torna mais difícil. É durante esta etapa que a águia tem que decidir entre duas alternativas: morrer ou enfrentar seu doloroso processo de renovação que durará 150 dias.
A lição que aprendemos da águia é a do poder de decisão para abandonar velhos estilos de vida e maus hábitos enraizados em nós. E optar por uma mudança radical da nossa forma de pensar ou Mindset, ainda que nos sintamos incomodados ou com dores durante o processo.
No mundo dos negócios, essa mudança radical da nossa forma de pensar é conhecida como mudança de mindset. Essa renovação da mente e o abandono de velhos e maus hábitos é super importante para poder crescer pessoalmente e profissionalmente.
As formigas
Tenho que confessar que não gosto muito de formigas, a não ser aquelas dos desenhos animados, como por exemplo “Vida de Inseto”. Mas aqui quero me ater principalmente no trabalho anual realizado por elas e a sua lição para nós.
A formiga, segundo o Rei Salomão, é um animalzinho sem muita força, mas é tão sábio que trabalha arduamente durante o verão para que quando o inverno chegar já tenha armazenada uma quantidade imensa de provisões. Dispensando a necessidade de arriscar sua vida nas chuvas fortes da estação em busca de comida para si e para sua família.
A formiga, sem dúvidas, nos ensina a importância da previsão, a preparação e a disciplina.
Todo empreendedor que não se prepara para tempos difíceis corre o risco de sofrer tremendos apuros em sua vida e com eles frustrações, perdas de relações, saúde instável, conta bancária vazia, etc.
Pelo contrário, se o empreendedor se prepara com conhecimentos, se autodisciplina para fazer as coisas que mais importam em sua vida e sabe colocar suas prioridades, chegará o momento em que as oportunidades tocarão na sua porta e o encontrarão preparado para sair e fazer a diferença.
Os cachorros
Por fim, mas não menos importante, o meu animal favorito. Existe uma frase que diz que “o cachorro não morde a mão daquele que o alimenta”, e quão certa é essa frase! Os cachorros são indiscutivelmente os mais leais aos seus donos.
Então, a lição que podemos aprender dos cachorros é a capacidade de ser leais com aqueles que se preocupam com eles.
A falta de lealdade é uma epidemia que se percebe atualmente em nossa sociedade e no mundo inteiro. Por causa da falta de lealdade muitas famílias se desintegram, empresas e grandes organizações quebram e partidos políticos se dividem causando tensão e inseguridade numa nação inteira.
A lealdade deve ser um elemento essencial para os membros de toda a empresa formada por dois ou mais integrantes. Isso porque no início não se tem muitos recursos para empreender, então estar unido no mesmo propósito e atuando com lealdade é o único meio de fazer um negócio crescer.
Conclusão
Para concluir vou resumir o que aprendemos destes maravilhosos animais.
As águias nos dão uma tremenda lição do poder da decisão, e sobre a importância de mudar nossa forma de pensar e nossas atitudes. Das formigas aprendemos sobre previsão, preparação e esforço. E por fim, os cachorros nos ensinam a importância de atuar sempre com lealdade e ainda mais com aquelas pessoas que se preocupam com a gente.
Espero ter chamado a atenção de vocês para observarem e refletirem sobre como operam as coisas na natureza. E para as lições prática que podemos extrair para o mundo dos negócios.
...
Este texto é uma adaptação dos seguintes artigos:
Comentários